Tudo o que acontece na fronteira do conhecimento. Últimas novidades em ciência e tecnologia.

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Cygwin 1.7.23

O Cygwin permite que você instale e rode programas Linux dentro do Windows, surgindo como alternativa à migração dos sistemas

A ferramenta é extremamente funcional ao trazer os aplicativos do universo Windows para o Linux. Mas sua forma de utilização exige conhecimentos aprofundados do sistema e seus comandos
Análise de Felipe Augusto Cavalcante
Muitas vezes nos deparamos com um bom aplicativo lançado somente para outro sistema operacional, deixando-nos sem a oportunidade de utilizá-lo. Embora a tendência seja a criação de aplicativos multiplataforma, que rodem tanto em Windows, Linux e Mac, ainda encontramos aqueles exclusivos a um deles.
O Cygwin veio para resolver parte do problema quando o assunto é rodar aplicativos Linux no Windows, utilizando para isto uma série de bibliotecas e pacotes convertidos de um sistema para o outro. Com ele é possível até mesmo utilizar os poderosos shell scripts do Linux em máquinas rodando o outro sistema.

Uma ferramenta poderosa

Além de emular a forma com que passaríamos comandos em uma sessão Linux, o aplicativo disponibiliza toda a arvore de diretórios emulada em seu local de instalação. Com isso, para adicionarmos novos aplicativos, basta arrastar até a pasta correta no local de instalação do Cygwin.

Comandos e aplicativos trazidos do Linux para o Windows
Comandos e aplicativos trazidos do Linux para o Windows

Simulação que traz complexidade

Infelizmente a ferramenta se mostra complexa demais para aqueles que apenas querem rodar aplicativos Linux em seu Windows, exigindo bons conhecimentos da forma com que se manipula arquivos no sistema baseado em Unix, fato que a torna especialmente útil para quem já domina o sistema.

Para aproveitar melhor o Cygwin é preciso conhecer bem o Linux
Para aproveitar melhor o Cygwin é preciso conhecer bem os comandos do Linux

Uma luz no fim do túnel

A complexidade do aplicativo já era esperada, uma vez que tem como seu público alvo os técnicos e desenvolvedores que desejam migrar aplicativos do Linux para o Windows. Mesmo assim, após algumas horas e uma boa lida em sua documentação, é possível tirar proveito das qualidades da ferramenta.

Roda em NT/XP/Vista/7


Obs. Aguarde 5 segundos e feche para iniciar.
 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário


Visualizações

Facebook

Text Widget